A bola de capotão entra em campo

Bola de 1935

Bola de 1935

A bola de futebol, esta que invadiu o planeta para dar vez ao esporte, era conhecida até meados do século passado como bola de capotão. E todo sapateiro, além de cuidar de sapatos, ampliava o ofício consertando essas bolas de couro inicialmente importadas e costuradas à mão (Antes que a câmara de ar arredondasse o produto, sobrava pro boi – a bola do início do século XIX era feita com a bexiga do animal).

Depois, com a câmara inflável de borracha, foi uma festa – principalmente para o boi. As bolas tinham uma abertura por onde entrava a câmara. Para fechar a abertura, era usado um cadarço que ficava amarrado para o lado de fora. Era um avanço, mas muitos jogadores se contundiam nas cabeçadas. Até que alguém resolveu entrar em campo de touquinha. Foi o achado da hora.
Ser craque na época tinha lá suas complicações. A bola de couro curtido, que surgiu por volta de 1935 – além de continuar pedindo as touquinhas, que, cá pra nós, eram um tanto estranhas -, sempre deformava. E os jogadores mais franzinos entravam em parafuso quando começava a chover. Na água, o peso da bola dobrava. O chute que era para ser um canhão muitas vezes se transformava em um tirinho.   
Mas era a glória para qualquer time de várzea quando a bola de capotão entrava em campo. Até que viesse a próxima partida, os praticantes cuidavam da pelota com muito sebo para conservar o couro. Não que fosse ficar uma esfera perfeita, o que não era – longe disso, aliás -, mas para ser a estrela de um espetáculo que os Pelés da vida davam jeito de embelezar.
A eliminação da costura externa, em 1958, fez aumentar a precisão dos chutes. Era o que faltava para os brasileiros, especialmente Didi, craque da seleção brasileira que batia na bola como poucos. Com a bola sem a costura externa, o Brasil conquistaria naquele ano sua primeira Copa do Mundo.
Mas os caminhos da bola não terminariam aí. Este é só o primeiro capítulo de uma grande história.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: