A bola veste pentágonos para aparecer na telinha

Bola desenvolvida em 1970

Bola desenvolvida em 1970

A seleção brasileira escancarou sua magia a partir de 1958, na Suécia, quando conquistou a Copa do Mundo pela primeira vez. Depois disso, a bola, que nascera no início do século passado trazendo uma bexiga de boi no miolo, ganhou sofisticação. E, para aparecer na TV, exibiu-se na Copa de 70 cheia de pentágonos pretos e brancos para ter visualização na telinha. A bexiga de boi já era. A bola da vez queria o holofote.
O Brasil, que repetiu em 1962 a dose da primeira conquista, dormiu por uma edição e chegou ao torneio de 70 repleto de craques. Formou então um time tido pelos especialistas como o melhor de todos os tempos. A bola não poderia estar melhor acompanhada. Estavam ali jogadores como Gérson, Tostão, Clodoaldo, Rivelino, Jairzinho e Pelé.
A bola, que pela primeira vez pôde se mostrar na TV para o Brasil inteiro, não se cabia em si, ainda mais depois que a seleção trouxe o caneco para casa. A indústria de material esportivo, que já percebera em que negócio estava se metendo, dobrou-se ainda mais na busca da bola perfeita.
Duas copas depois, na corrida para levar bolas, chuteiras e camisas para os atletas espalhados pelo mundo, a empresa Adidas foi a mais veloz e passou a ser a fornecedora da Fifa. Em 1978, a marca Tango lançou uma bola que misturava couro e poliuretano. Parecia que a bola estava definitivamente pronta para o espetáculo. Parecia. Esse só foi apenas mais um capítulo da história da bola. Será que um dia termina?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: