Apito brasileiro faz 40 anos e corre o mundo

Apito de metal da Rocket

Apito de metal da Rocket

A fanília Toledo Ramos, de São Paulo, tateou o mercado, analisou o cenário em que o produto estava inserido e apostou todas as fichas no negócio de apitos. Ela comprou então a recém-nascida Rocket e definiu os rumos dessa que é a única empresa brasileira especializada em apitos. Isso aconteceu há pouco mais de 40 anos. A Rocket  comercializou nesse tempo aproximadamente 40 milhões de unidades, média de um milhão de apitos por ano.

O Brasil havia conquistado duas dopas do mundo, em 1958 e 1962, e o nome do país brilhava no universo do futebol quando surgiu a Rocket, que com a venda passou a ser conduzida por Helio de Toledo Ramos Filho, hoje com 79 anos. E essa fama logicamente colaborou com o negócio da empresa, que fez do apito de futebol o carro-chefa da empresa.

É claro que ela não poderia ficar só no apito de futebol. Tinham outros nichos a serem explorados, como apitos de outros esportes, de mesários, professores de educação física, guardas de trânsito, de escotismo etc. Mas o de juiz de futebol foi o grande filão explorado pela Rocket.

À medida em que Pelé, Garrincha e outros craques conquistavam espaço no noticiário esportivo, a Rocket de certa maneira ia junto e chegou a exportar apitos para países de todos os continentes com a ajuda de cerca e 200 distribuidores e lojistas espalhados pelo país. Quando se falava em futebol pensava-se logo no Brasil. Por tabela, os juizes também ganharam lugar aqui e no exterior. E nenhum deles desconhece ou deixa de usar e olhar com orgulho este apito genuinamente brasileiro.

A vida da família Toledo Ramos seguia nesse caminho até que o filho do proprietário da Rocket, Helio Toledo Ramos Neto, começou a escutar murmurinhos de que o pai estava pensando em fechar a fábrica. Aos 30 anos, Helio Neto largou os outros trabalhos que fazia e decidiu arregaçar as mangas para ajudar o pai com a fábrica de apitos, um assunto sempre presente em sua vida.

Há cinco meses a Rocket ganhou novos sonhos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: