Integridade levanta a taça

Telê Santana

Telê Santana

Decisão do Campeonato Brasileiro. Terminado o jogo, o técnico do time vencedor, diante de canetas, microfones e câmaras, disse mais ou menos o seguinte: “Existíam duas formações possíveis para a partida final, e  perguntei para os jogadores qual delas eles achavam a ideal. E eles optaram por essa formação que ganhou o jogo”.

Qual técnico hoje seria capaz de perguntar aos jogadores qual seria a equipe recomendada para disputar uma decisão? Mais do que isso. Mesmo que ele tivesse pedido a ajuda aos jogadores na escalação da equipe, qual teria a humildade de reconhecer isso?

O jogo aconteceu não muito tempo atrás. Foi em 1991 entre São Paulo, do técnico Telê Santana, e o Bragantino, treinado por Carlos Alberto Parreira. No último jogo, em Bragança Paulista, como o São Paulo já tinha ganhado o primeiro jogo no Morumbi, bastava um empate para o tricolor levar a taça. O zero a zero deu o título para o São Paulo depois de 20 anos, e técnico e jogadores saíram de campo orgulhosos, como uma equipe vitoriosa.

André Ribeiro, que escreveu “Fio de Esperança – biografia de Telê Santana”, da Editora Gryphus, guarda um fio de alegria por ter durante meses se empenhado em escrever o livro sobre o jogador e técnico Telê Santana, que faleceu em 21 de abril de 2006, aos 74 anos.

É importante lembrar: o esquema montado pelo time trazia Cafu, lateral-direito do São Paulo e da seleção brasileira, para atuar do lado esquerdo, na ponta, marcando o latelal Gil Baiano, “peça fundamental do esquema de jogo de Carlos Alberto Parreira”, como definiu André Ribeiro. Foi a chave do jogo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: