Futebol de botão, futebol de mesa, futmesa

Equipe paulista depois de torneio de futebol de botão

Equipe paulista depois de torneio de futebol de botão

250px-futebol_botao

 

 

 

 

O futebol de botão, invenção do brasileiro Geraldo Cardoso Décourt, em 1930, era a escolinha de futebol de hoje, a escolinha tática do esporte. Não que fosse encarada dessa forma, mas era praticada nas horas que os novatos já tinham corrido atrás da bola nos lugares que na época a vida urbana permitia, nas ruas, na escola, nos campinhos e campões de terra, na praia.

Era um jeito de aprimorar o lance que não deu certo em seu jogo real ou de fazer com que o jogador de seu time predileto, com o retrato estampado no botão, fizesse o gol que no domingo anterior, em pleno estádio lotado, perdera na cara do goleiro.

No futebol de botão, este complemento da atividade esportiva, não que se pensasse: “bem, agora vou para minha aula tática de futebol”. Mas era o lugar em que se exercitava a imaginação, podia-se fantasiar com a jogada perfeita, o gol perfeito, a defesa sensacional.

É surpreendente verificar que o futebol de botão tenha resistido ao tempo e ganhado dimensões que a brincadeira na mesa de passar roupa da mãe não poderia imaginar. O futebol de botão foi exportado para diversos países e, no Brasil, está em todos os cantos. Ele criou a equipe dos botonistas, essa gente de todas as idades que faz suas jogadas incríveis sobre a mesa com a ajuda da palheta.

Os marmanjos que estão aí na foto acima com certeza tiveram suas aulas táticas de futebol, que não se chamava assim, mas que permitiam ao novato que virou marmanjo fazer o gol mais espetacular da história do futebol.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: