Ora bolas!

Treino do Cruzeiro

Treino do Cruzeiro

O campeonato mineiro coloca o peso das bolas em discussão. Pela Libertadores, a bola fabricada pela Nike é leve e vai às nuvens se o arremate não for certeiro. Pelo estadual, a bola Penalty é mais pesada e cai no agrado da maioria dos jogadores.
Mas não é só o peso da bola que está criando encrenca. A cor também está em jogo. No Estadual, a bola é branca e preta. Já a bola utilizada na Libertadores é predominantemente branca, tem a logomarca da Conmebol e uma fita gráfica  cor vinho.

Pelas regras do futebol, as bolas deverão ter uma circunferência entre 68 e 70 centímetros. A margem da medida também vale para o peso, que deverá variar entre 410 e 450 gramas no início da partida. É aí que mora a polêmica.

Para os jogadores, essas diferenças são importantes, principalmente para cobradores de falta e goleiros. O meia Wagner, o homem cruzeirense da bola parada, se embaralha com a questão. Em entrevista para o UOL Esporte, ele disse que bola mineira, se colocar força, ela sobe muito. Na Libertadores, se não colocar força,  ela se arrasta.

Para os atletas, jogar as duas competições é uma confusão. O chute que vira gol num torneio, faz a bola viajar no outro. Wellington Paulista, autor dos dois gols da vitória cruzeirense, por 2 a 0, sobre o Universitario de Sucre, pela Libertadores, na última quarta-feira, mostrou que se dá bem com a bola leve.
Para o goleiro, a bola, porém, pode ser um desastre. Em chute longo, a bola parece um bumerangue. Tanto que os goleiros agora evitam encaixar a bola, como faziam antes com frequência, e agora espalmam todas que encontram pela frente.
A temporada do Cruzeiro nas duas competições, apesar das bolas, vai bem e o time está invicto na temporada, com 11 vitórias e quatro empates. No Campeonato Mineiro, o Cruzeiro soma 21 pontos em 27 possíveis (aproveitamento de 78%), obtidos em seis vitórias e três empates. Pela Libertadores, o time lidera o grupo 5, com 10 pontos – três triunfos e um empate.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: