Bora, o técnico andarilho

 

Bora assume seleção do Iraque

Bora assume seleção do Iraque

Bora Milutinovic não pára. Depois de treinar cinco seleções em Copas do Mundo, agora o técnico sérvio de 64 anos se prepara para dirigir a seleção do Iraque na Copa das Confederações, em junho, na África do Sul, competição apontada como prévia da Copa do Mundo.

Na Copa da Ásia, em 2002, ele fez história no futebol ao conquistar o direito de dirigir pela quinta vez consecutiva uma equipe em Copas do Mundo, além de colocar pela primeira vez a seleção chinesa na principal competição de futebol do planeta.

Bora começou a vida no futebol nos anos 60. Atuou como meio-campista do Partizan Belgrado, da Iugoslávia, e foi mais tarde para países como Suíça, França e México. Mas foi como treinador que ele mostrou a cara

Suas participações em Copas do Mundo começaram em 1986, no México, quando dirigiu a seleção local. Ali teve seu melhor desempenho, chegando às quartas-de-final, quando foi derrotado pela Alemanha Ocidental por 4 a 1 na disputa por pênaltis. Na seqüência, treinou a Costa Rica (1990), Estados Unidos (1994) e Nigéria (1998) e China ( 2002).

Recordista de participações em Mundiais como treinador, Bora queria encerrar a carreia depois de 2002. Mas durante o verão de 2003, chegou a negociar para assumir a seleção de seu país de origem. Porém a longa negociação com a associação nacional emperrou, e Milutinović recusou a proposta. E foi para na seleção hondurenha em 2004, onde foi demitido durante as eliminatórias para a Copa do Mundo.

Mas o telefone do cara não descansa. Bora trabalhou pela última vez na seleção da Jamaica, em 2007, mas rescindiu contrato por um problema com dirigentes da federação local. Agora é a vez da seleção do Iraque, que está no grupo A da Copa das Confederações, com Espanha, Nova Zelândia e a anfitriã África do Sul, do técnico brasileiro Joel Santana. O Brasil aparece na chave B, com Itália, Estados Unidos e Egito.

O treinador, que vive atualmente no México com a mulher e a filha, ainda não decidiu se pretende se mudar para o Iraque

.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: