Quando o juiz ficava fora do campo

img_chuteira1904 Quando a regra de impedimento foi criada pelos ingleses, em 1867, um novo cara teria que entrar no jogo: o juiz de futebol. Ele apareceu no ano seguinte ao da regra do offside.O juiz precisaria identificar se na hora em que a bola era lançada existia três adversários entre a linha de fundo e o atacante.

Considerada pelos estudiosos como “a regra de ouro do futebol”, o impedimento acabou com a conversa entre os jogadores para se decidir se uma jogada havia sido incorreta ou não. O impedimento era uma regra muito difícil para ser decidida desse jeito.

Era necessário alguém de fora do campo para fazer isso. E o árbitro, nos primeiros tempos do futebol, ficava fora do campo e só atuava quando consultado pelos times. Só muito depois deixaram que ele entrasse em campo e lhe deram um apito de presente.

A regra do impedimento e muitas outras histórias estão em “A Dança dos Deuses – Futebol, Sociedade, Cultura”, de Hilário Franco Júnior, livro lançado em 2007 pela Companhia das Letras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: